Sem título
- Seguindo Clio
- 2 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de ago. de 2020
Victor Ângelo Marcon
Proposta:
Nesta semana iremos um pouco mais longe, em Opedras Grandes, para conheceremos mais um pouco do dia a dia do século passado, mostrando um pouco dos trabalhos rurais dos tais colonos como dito anteriormente, percebendo como manejavam também a natureza à seu favor, sempre a respeitando, e se adequando as estações e situações, ouviremos um senhor de -- hoje -- 99 anos, que se chama Ângelo Felippe, que nos contará sobre a sua vida, os saberes de manejo praticadas por ele e sua família naqueles tempos -- há mais de 70 anos.
Abaixo segue o itinerário deste macrotour, as referências de proximidade são Thermovac Embalagens Plásticas, as Igrejas Católicas de Palmeira Baixa e Palmeira do Meio. O ponto desta semana é o vermelho indicado por último.

Fonte: Google Maps
Dialogando com Clio: mãos à obra!
Levar a conhecimento para crianças, adolescentes e adultos as diferentes práticas que estes colonos utilizavam para suas necessidades, como por exemplo, tinham de pensar em suas colheitas e trabalhos, como trazer do roçado diversos quilos de raízes, tubérculos ou grãos, entre outras diversas situações enfrentadas por estas pessoas, maneiras de cultivar e transportar, cultivadas e conservadas por décadas e séculos.
Para as crianças...
E aí pessoal, vocês já haviam ouvido esse testemunho do dia-a-dia no campo nos anos 1940? Vocês tem alguém mais idoso na família e que morou no campo? Se tem, vocês já experimentaram perguntar à eles como eram suas vidas... caso NUNCA tenham feito isso, façam, ouçam, vocês vão se surpreender
REFERÊNCIAS
Elaboração e ideia da criação
Edinara Rossetti Becker
Victor Ângelo Marcon
Gravação e entrevista
Gracinês Marcon
Comments