top of page

Diálogos na cidade, Criciúma e o seu rio - parte 2

  • Foto do escritor: Seguindo Clio
    Seguindo Clio
  • 24 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 26 de jul. de 2020

Jorge De Sousa Guerra


Em continuidade ao nosso roteiro pelas ruas próximas a região central da cidade de Criciúma, queremos chamar a sua atenção, para algumas observações necessárias ao entendimento das relações que buscamos fazer com estes locais que são pontos de fácil identificação na cidade, que fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas que transitam por estas ruas, e que por tal razão, entendemos ser mais fácil compreender a relação que fazemos com estes pontos de acesso os quais são elos de ligação na composição da região central da nossa cidade.

As ruas, João Pessoa, a Praça Nereu Ramos, a Rua Giácomo Sônego e a rua Ângelo Peruchi, são relativamente próximas umas das outras, e se constituem como polos de atividades das mais diversas com suas vias de acesso, como suas casas comerciais, com suas repartições ou como endereço de muitas das pessoas que como você, pode se identificar com o dia a dia em uma cidade como a de Criciúma hospitaleira ao receber visitantes tanto de outras regiões do Estado, quanto de outras cidades do Brasil, e até no acolhimento de imigrantes de várias nacionalidades.

Mas, pensando assim de maneira mais ampla, o que queremos evidenciar, é o fato de que com toda essa composição característica de um grande centro, muitas vezes deixamos de perceber características que estão diretamente ligadas ao contexto da cidade, e que não percebemos ao transitar por estas ruas, como lembrar, por exemplo, que justamente embaixo destas ruas, assim como nas ruas que identificamos no roteiro anterior, está o rio Criciúma que faz parte da história da cidade, que carrega o mesmo nome, mas que por conta do surgimento dos Bairros, das ruas e avenidas e das construções que constituem o que é hoje o nosso lugar, onde passamos boa parte das nossas vidas desenvolvendo as mais diversas atividades, permanece este mesmo rio como um elo ausente, invisível, esquecido por quase todos nós. Ainda que por motivos diferentes, seja por não conhecer a história do rio Criciúma, seja por estarmos envolvidos com as nossas tarefas diárias, com o trabalho, a família e desta forma, não paramos para pensar o quanto seria extremamente saudável e benéfico para toda a população, se este mesmo rio estivesse totalmente integrado com a cidade, e pudéssemos ter acesso a uma melhor qualidade de vida com relação à questão ambiental, o que seria motivo de orgulho e também um exemplo positivo a ser seguido por outras cidades que tenham um recurso hídrico valioso que possa ser partilhado por todos de maneira sustentável e em total integração com a natureza. Sabemos que não se trata de uma tarefa de fácil realização, ainda assim, entendemos que não é impossível se contarmos com o apoio mútuo e uma maior participação dos cidadãos em defesa dos recursos naturais indispensáveis para uma melhor qualidade de vida e para o bem de todos.














Foto da rua João Pessoa na região central de Criciúma, nas imediações do Supermercado Bistek e da unidade da receita federal. ( julho de 2020.)

















Foto do centro da praça Nereu Ramos, nas imediações do Shopping Della Giustina. Julho de 2020.
















Foto da rua Giácomo Sônego, nas imediações do terminal rodoviário de Criciúma. (Julho de 2020).

















Imagem da rua Ângelo Peruchi, nas imediações do supermercado Giassi do bairro Santa Bárbara. ( julho de 2020.)



Dialogando com Clio: mãos à obra!


a) A atividade carbonífera, durante muito tempo foi determinante para a economia da cidade de Criciúma e região, mas também, foi determinante para a contaminação do solo e dos rios. Pesquise quais os outros rios da região sul de Santa Catarina que tiveram seus leitos acometidos pelos dejetos das empresas que trabalhavam com elementos químicos pesados.

b) Devido a necessidade das empresas em desenvolver suas atividades, ainda que utilizando materiais tóxicos e altamente poluentes, torna-se questão elementar uma legislação que possa mediar a atuação destas empresas e os impactos ao meio ambiente. O que você já conhece ou já ouviu falar a respeito das licenças ambientais?


c) Procure ler sobre os órgãos de controle que elaboram ou executam as leis de proteção ao meio ambiente, e quais desses órgãos ou secretarias atuam para mediar as atividades de indústrias na cidade de Criciúma e região.


Referências


Tribuna Criciumense, 06-04-1974 (acervo do centro de documentação e memória da UNESC – CEDOC, Criciúma)


SIDRA – SISTEMA IBGE DE RECUPERAÇÃO AUTOMÁTICA. Censos demográficos com a população de Criciúma - SC. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/listabl.asp?z=t&c=200 Acesso em: 17 mai. 2019


PEREIRA, J.C.; MOLINERI, A. Experiências com microbacias em Santa Catarina. Resumo da mesa redonda. 5º Simpósio Nacional de Controle da Erosão. Anais... Boletim de Campo. Bauru, SP. p. 85-88, 1995.


NASPOLINI, A. F. Criciúma, orgulho de cidade: fragmentos da história de seus 120 anos. Criciúma: [s.n.], 2000.



CAROLA, C. R, Dassi. N. Era Uma Vez o Rio Mãe Luzia. 1 ed. Criciúma: Editora Unesc, 2014.

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Seguindo Clio. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page