top of page
Buscar

A história de Criciúma contada por réplicas

  • Foto do escritor: Seguindo Clio
    Seguindo Clio
  • 30 de jul. de 2020
  • 6 min de leitura

Atualizado: 2 de ago. de 2020

Gabrielle Elias de Farias;

Hevilin Magalhães Ramos.


O município de Criciúma fundamenta sua identidade em dois marcos: a chegada dos imigrantes no final do século XIX e a mineração. A exploração do carvão foi responsável pelo progresso econômico da cidade no início do século XX. Hoje em dia, é possível encontrar pela cidade espaços que trabalham com as memórias desse passado, onde foram construídas réplicas de locais e peças que o representariam.

As réplicas vêm se tornando uma maneira de rememorar a história que foi por um tempo deixada de lado pela cidade e serviriam para reforçar as características marcantes da identidade criciumense. Nesse circuito, trabalharemos algumas delas: Casa do agente ferroviário Mario Ghisi, a réplica da locomotiva e da primeira/segunda estação ferroviária localizadas no Parque das Nações – Cincinato Naspolini, a réplica da primeira catedral São José, a atafona localizada no Parque dos Imigrantes, e a versão reduzida da locomotiva localizada na mina de visitação Octávio Fontana.

Dessa maneira é importante fazer uma reflexão sobre as motivações que levam a cidade a não preservar sua história a ponto de ter de construir réplicas. A cidade cresceu muito no século XX e a noção do que seria considerado o “progresso” foi se concretizando. O intuito deste circuito, portanto, é refletir acerca da intensa construção de réplicas nos últimos anos.

Não estava incluso, ao longo desse processo de “progresso”, a preservação da identidade, o que ocasionou a demolição de diversos espaços. Exemplos de espaços demolidos e reconstruídos são: a primeira estação ferroviária, a segunda estação, e até mesmo a casa do agente ferroviário Mario Ghisi.

É importante, portanto, pensar na ideia de discursos vazios, no caso da cidade de Criciúma não houve o cuidado e a preocupação em preservar o patrimônio original, e para isso fez-se necessário preservar as memórias com réplicas. Desta forma, devemos pensar nos motivos pelos quais os artefatos/locais originais não foram preservados. Para algo ser preservado demanda de cuidados muito especiais. Visto que, manter algo através do restauro necessita de manter o que está sendo preservado o mais próximo possível do seu original, utilizando-se de materiais que não são baratos.

Deste modo, algumas pessoas veem como sendo mais “cômodo” construir réplicas, pois as mesmas tem custo mais barato, e podem ser de diversos tamanhos, dependendo, não ocupará tanto espaço e pode até mesmo, dependendo o caso, ser itinerante. Entretanto, como já foi mencionado, as cidades precisam de uma memória da sua identidade.

"Além dos lugares serem depositários da memória coletiva de um povo a memória coletiva de uma comunidade pode ser identificada também em objetos, festas, músicas, danças, práticas alternativas de medicina, técnicas, culinária e tantas outras representações que estão repletas de significação das mais variadas formas de vida que constituem as culturas dos povos" (JOHN, 2012, p.321).

Por isso, este circuito refletirá acerca da importância de preservar a história e a memória das cidades.











(Google Maps 2020)



1- Casa do agente ferroviário Mario Ghisi













Foto editada por Gabrielle Elias de Farias, disponível em: https://patrimonioculturaldecriciuma.wordpress.com/2012/06/26/serie-imoveis-demolidos-memorial-a-casa-do-agente-ferroviario/


















Foto editada por Gabrielle Elias de Farias, disponível em: (Google maps 2020)


A casa do agente ferroviário Mario Ghisi foi construída entre os anos de 1917 e 1920, serviu como moradia de vários agentes ferroviários até o declínio do carvão. Após anos de descaso e deterioração o local foi derrubado pela prefeitura em 1995 para a construção de um novo terminal rodoviário. Entretanto, muitos foram contra e ficou determinado a construção de uma réplica, que foi finalizada em 2001.


2- Réplicas do Parque das Nações – Cincinato Naspolini













Foto editada por Gabrielle Elias de Farias, disponível em: http://www.engeplus.com.br/noticia/geral/2018/trilhos-da-mini-ferrovia-terezinha-em-manutencao-ate-a-proxima-semana















Foto editada por Gabrielle Elias de Farias, disponível em: https://web.satc.edu.br/2020/01/linha-do-tempo-os-140-anos-de-criciuma-em-fotos/
















Foto editada por Gabrielle Elias de Farias, disponível em: https://www.tripadvisor.com/LocationPhotoDirectLink-g1023665-d7235308-i194487899-Parque_das_Nacoes_Cincinato_Naspolini-Criciuma_State_of_Santa_Catarina.html















Foto editada por Gabrielle Elias de Farias, disponível em: http://www.estacoesferroviarias.com.br/eftc/cresciuma.htm



















Foto editada por Gabrielle Elias de Farias, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ALEKN719ugY


No Parque existem três réplicas que remetem a história carbonífera de Criciúma: duas estações ferroviárias e uma locomotiva. A locomotiva tem como intuito recordar a história do carvão no município, os visitantes podem fazer um passeio pelo parque. “O passeio passa por mini estações que representam a ferrovia, que durante anos passou na Avenida Centenário” (ENGEPLUS, 2020). Ela transporta até 20 pessoas e percorre mais de 600 metros. A estação ferroviária original foi inaugurada em 1919 e demolida em 1975 para a construção da nova, que foi demolida anos mais tarde, 1975, para a construção do terminal rodoviário. O parque foi inaugurado em 2010.


3- Réplica da primeira catedral São José














Foto editada por Gabrielle Elias de Farias, disponível em: https://ocp.news/entretenimento/22-fotos-que-mostram-como-criciuma-era-antigamente














Foto editada por Gabrielle Elias de Farias, disponível em: http://ruyluizmachado.com.br/index.php?pg=imagens&src=lugares&cidade=62


A maioria dos imigrantes que vieram para Criciúma no final do século XIX eram católicos e para que pudessem continuar perpetuando sua fé, construíram uma capela. Porém, a cidade foi crescendo e foi necessário a construção de outra igreja, que suportasse mais pessoas, sendo então, construída a atual catedral São José. A réplica foi inaugurada em 2016, fica localizada no Morro Cechinel.


4- Réplica da Atafona
















Foto editada por Gabrielle Elias de Farias, disponível em: http://www.engeplus.com.br/noticia/geral/2019/parque-dos-imigrantes-atividade-feita-ha-140-anos-e-modelo-para-aprender-matemat


Abaixo um vídeo da réplica da atafona funcionando:


A atafona serve para moer a farinha de trigo e por muitos anos os imigrantes a utilizaram. A réplica da atafona fica no parque dos imigrantes, os visitantes podem utilizá-la, ver como funciona. O lugar acomoda também um restaurante. A mesma simboliza o trabalho dos imigrantes para o considerado progresso da cidade. O parque foi inaugurado em 2019 e fica localizado no Rio Maina.


5- Réplica de locomotiva na mina de visitação Octávio Fontana















https://tnsul.com/wp-content/uploads/2018/10/Mina-de-visita%C3%A7%C3%A3o-Octavio-Fontana_Crici%C3%BAma_Foto-Guilherme-Nuernberg.jpg


A réplica da locomotiva a vapor de modelo alemã, foi instalada na Mina Modelo Octavio Fontana no final de 2011. Ficou por um tempo na prefeitura da cidade para a divulgação da inauguração da mesma que seria naquele mesmo ano. Tanto a mina quanto a réplica são pontos de referências turísticos da cidade.


Dialogando com Clio: mãos à obra!


1- Como pode-se perceber, Criciúma é um município que admira sua história, porém, não preserva os espaços de memórias. O poder público vem se envolvendo na construção de réplicas que lembrassem a população de suas origens. Por isso é importante trabalhar sobre a preservação da nossa história.


a) Questione aos alunos porque eles acham que as construções originais, ou itens originais não existem mais.

b) Seria diferente ter as originais nos locais que visitamos?

c) Porque depois de terem demolidos as originais foi necessário construir réplicas?

d) O que podemos fazer para preservar a história do nosso município?


2- É importante também, além de refletir acerca dos motivos pelos quais na cidade temos apenas essas réplicas e não as peças originais, pensarmos em ações para a preservação. Pensar desta forma, na preservação do que é original e também, das réplicas, pois é através do descuido que a se dá a precarização. Deste modo, pedir para que os alunos façam uma lista, refletindo e pensando em ações para a preservação do patrimônio da cidade (possibilidade de tombamento, restauros, entre outras/eles podem até mesmo escolher um local/objeto/lugar e fazer uma lista específica para o mesmo). Uma dica é apresentar aos alunos o site do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), para que desta forma os alunos percebam que o patrimônio cultural é algo amplo e que abrangente.


REFERÊNCIAS:


AIR, Criciúma Drone. Parque Das Nações - Criciúma/SC (lugares sensacionais). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ALEKN719ugY


CRICIÚMA, Fundação Cultura de. Parque dos Imigrantes: diversão, atrativos e preservação da cultura. Disponível em: https://www.criciuma.sc.gov.br/fcc/noticia/Parque-dos-Imigrantes-diversao-atrativos-e-preservacao-da-cultura/13249. Acesso em: 29 jun. 2020.


CRICIÚMA, Patrimônio Cultural de. Série Imóveis Demolidos: Memorial à Casa do Agente Ferroviário. Disponível em: https://patrimonioculturaldecriciuma.wordpress.com/2012/06/26/serie-imoveis-demolidos-memorial-a-casa-do-agente-ferroviario/. Acesso em: 15 jun. 2020.


ENGEPLUS. Parque dos Imigrantes: atividade feita há 140 anos é modelo para aprender matemática. Disponível em: http://www.engeplus.com.br/noticia/geral/2019/parque-dos-imigrantes-atividade-feita-ha-140-anos-e-modelo-para-aprender-matemat. Acesso em: 29 jun. 2020


ENGEPLUS. Réplica da primeira igreja é inaugurada. Disponível em: http://www.engeplus.com.br/noticia/religiao/2016/replica-da-primeira-igreja-de-criciuma-e-inaugurada. Acesso em: 29 jun. 2020.


ENGEPLUS. Locomotiva atrai olhares no Parque das Nações. Disponível em: http://engeplus.com.br/noticia/variedades/2011/locomotiva-atrai-olhares-no-parque-das-nacoes-. Acesso em: 15 jun. 2020.


ENGEPLUS. Trilhos da mini ferrovia terezinha em manutenção até a próxima semana. Disponível em: http://www.engeplus.com.br/noticia/geral/2018/trilhos-da-mini-ferrovia-terezinha-em-manutencao-ate-a-proxima-semana. Acesso em: 15 jun. 2020.


FERROVIÁRIAS, Estações. E. F. Tereza Cristina (1919-c.1975). Disponível em: http://www.estacoesferroviarias.com.br/eftc/cresciuma.htm. Acesso em: 29 jun. 2020

IPHAN. Disponível em: http://www.iphan.gov.br/. Acesso em: 29 jun. 2020.


JOHN, Nara Marlei. Identificação, valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural. Disponível em: http://www.eeh2012.anpuh-rs.org.br/resources/anais/18/1343687593_ARQUIVO_TextoparaincluirnosanaiseletronicosdoXIEncontroEstadualdeHistoria.pdf. Acesso em: 13/07/2020.


MAIOR, Som. Atafona no Parque dos Imigrantes, no Rio Maina (30/04/2019). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6Tgi-gQ8jWw. Acesso em: 29 jun. 2020.


MUNICIPAL, Interesse. Criciúma (sc) – réplica de locomotiva no hall de entrada da prefeitura. Disponível em: https://interessemunicipal.wordpress.com/2011/03/31/criciuma-sc-replica-de-locomotiva-no-hall-de-entrada-da-prefeitura/. Acesso em: 29 jun. 2020.


NAZARIO, Everson. Memorial casa do agente ferroviário. Disponível em: https://www.google.com/maps/uv?hl=pt-BR&pb=!1s0x95218287526ec5a9%3A0xfa03fde3cddd5fe1!3m1!7e115!4shttps%3A%2F%2Flh5.googleusercontent.com%2Fp%2FAF1QipN562cfEPYhspigo9bqDWHH2onA3THkKM8kgdHE%3Dw240-h160-k-no!5scasa%20do%20agente%20ferroviario%20mario%20ghisi2020%20-%20Pesquisa%20Google!15sCgIgAQ&imagekey=!1e10!2sAF1QipMNxP77Eb8Z-LwZmqY-9uNTeVzIofDMy3W0Yvje&sa=X&ved=2ahUKEwjzm_jwvoTqAhWLLLkGHU7zAPgQoiowE3oECA8QBg. Acesso em: 15 jun. 2020.


NEWS, OCP. 21 fotos que mostram como Criciúma era antigamente. Disponível em: https://ocp.news/entretenimento/22-fotos-que-mostram-como-criciuma-era-antigamente. Acesso em: 29 jun. 2020.


SATC. Linha do tempo: os 140 anos de Criciúma em fotos. Disponível em: https://web.satc.edu.br/2020/01/linha-do-tempo-os-140-anos-de-criciuma-em-fotos/. Acesso em: 29 jun. 2020.


TNSUL. Mina de Visitação Octávio Fontana Criciúma. Disponível em: https://tnsul.com/wp-content/uploads/2018/10/Mina-de-visita%C3%A7%C3%A3o-Octavio-Fontana_Crici%C3%BAma_Foto-Guilherme-Nuernberg.jpg. Acesso em: 15 jun. 2020.


TRIPADVISOR. Parque das Nações Cincinato Naspolini. Disponível em: https://www.tripadvisor.com/LocationPhotoDirectLink-g1023665-d7235308-i194487899-Parque_das_Nacoes_Cincinato_Naspolini-Criciuma_State_of_Santa_Catarina.html. Acesso em: 29 jun. 2020

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Seguindo Clio. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page